Telefone - Academia Stayfit (44) 3055 4343Whatsapp - Academia Stayfit (44) 9 9945 4343

Exercício físico associado a temperaturas elevadas. Vale a pena se expor a esse risco?

Postado dia 02/02/2016 16:03:54 - Por: Roni Peterson da Silva
Exercício físico associado a temperaturas elevadas.  Vale a pena se expor a esse risco?

A prática de exercício físico obteve um aumento inquestionável em nosso país, milhões de pessoas procuram academias, clubes e parques, visando melhorar a estética, o desempenho ou mesmo por uma melhor qualidade de vida.

 

A população encontra-se exposta, durante boa parte do ano a diversos perigos ocasionados por uma condição climática desfavorável, característica do clima do nosso pais, que se trata de uma temperatura e umidade muito elevada.

 

Esses fatores climáticos associados ao exercício físico podem promover distúrbios termo regulatórios, podendo ocorrer independente do fato do indivíduo, ser atleta ou não, todos nós estamos expostos igualmente a este problema.

 

Durante a prática do exercício físico boa parte da energia química degradada nos processos bioenergéticos é transformada em calor, já outra parte é convertida em energia mecânica usada na execução dos movimentos corporais.

 

O calor metabólico gerado deverá ser dissipado para o meio externo, evitando que a temperatura corporal aumente em riscos perigosos, dessa forma o organismo responde com um aumento do fluxo sanguíneo cutâneo, na tentativa de reduzir a temperatura sanguínea e também aumenta a secreção de suor para que através da evaporação, também ocorra uma redução na temperatura corporal interna.

 

Existem alguns sintomas provocados pelo calor excessivo durante a prática de exercício físico como:

 

- Espasmos musculares involuntários.

 

-Câimbras.

 

-Sincope (desmaio).

 

-Desidratação.

 

-Exaustão por depletação de sal.

 

-Intermação hipertermia emergencial.

 

Sabendo também que uma exposição a altas temperaturas pode ocorrer uma redução no desempenho do praticante de exercício físico podendo se agravar este estado, levando a um colapso total do organismo.

 

Com isso surge a seguinte pergunta. Vale a pena se expor a esse risco?

 

A academia STAY FIT está preparada para que nada disso aconteça, possui ambiente climatizado proporcionando qualidade e segurança durante a prática de exercício físico.